Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591
Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591

Se existe uma coisa que incomoda mais as mulheres do que pelos pelo corpo, são os pelos encravados. A foliculite é um problema comum, que pode acometer tanto as mulheres quanto os homens. Mas de um modo geral, ela mais comum entre as pessoas que depilam mais.

Os problemas com pelo encravado pode causar muito desconforto, consequências estéticas e até mesmo dores. E para que eles possam ser evitados, existe uma saída simples, e já bem conhecida entre grande parte das pessoas, a depilação a laser. Acompanhe esse artigo e entenda melhor como a foliculite acontece e como a depilação a laser pode pôr um fim nela.

Como surge a foliculite: o pelo encravado?

A foliculite, mais conhecida como pelo encravado, acontece quando o pelo que está nascendo é fraco e não consegue ultrapassar a barreira superficial da pele. Por vezes, esses pelos que não conseguem romper a pele, são infectados por bactérias do tipo estafilococos. E essa invasão bacteriana pode acontecer espontaneamente ou ser favorecida pelo excesso de umidade ou suor, depilação ou raspagem dos pelos.

Quando a foliculite é superficial, ela se caracteriza pela formação de pequenas pústulas, pontos de pus cercados por uma discreta vermelhidão. Porém, em alguns casos há apenas a vermelhidão, sem a formação de pus. Quando ela é mais profunda, a foliculite forma lesões elevadas e muito avermelhadas, que podem ter o ponto de pus no centro, e geralmente elas causam dor e coceira.

Em sua grande maioria, as pessoas de pele morena, negra e amarela, são as que mais sofrem com o problema de pelo encravado, no entanto, todas as pessoas estão sujeitas a esse problema. Nas mulheres a maior incidência é na região da virilha, já nos homens, na área da barba.

Depilação a Laser: o fim da foliculite!

Entre os tratamentos possíveis, de longe a depilação a laser é o mais recomendado. Trata-se de um dos procedimentos mais utilizados por pessoas que desejam pôr um fim definitivo nos pelos, e consequentemente na foliculite.

A depilação a laser é uma técnica de remoção progressiva dos pelos, realizada através da energia luminosa do laser. O laser entra em contato com a pele e atinge a raiz dos pelos, enfraquecendo os bulbos e fazendo com que eles não sejam mais capazes de produzir novos pelos. Promovendo assim o fim dos pelos encravados e não encravados.

Esse tratamento necessita de mais de uma sessão para que tenha resultados realmente definitivos, e as sessões devem ser feitas em um intervalo de aproximadamente 30 dias, e podem ser realizadas em qualquer parte do corpo como:

• Rosto,

• Axilas,

• Barriga,

• Virilha,

• Pernas,

• E onde mais houverem pelos que incomodem.

Quem pode fazer a depilação a laser?

A depilação a laser pode ser feita por todas as pessoas que se incomodem com seus pelos, ou os métodos convencionais de depilação, e em especial para pessoas que sofram com a foliculite.

De um modo geral, peles brancas com pelos grossos e mais escuros respondem melhor à depilação a laser, no entanto, nada impede que pessoas que não se encaixem nesse padrão realizem o procedimento.

As novas tecnologias permitem inclusive que peles negras ou bronzeadas façam a depilação a laser, o que antes não era possível. Para esses casos o mais recomendado é o uso do laser de Diodo e ND YAG que possuem pulsos mais longos. Já para os casos de pessoas que possuam pelos brancos, ruivos e loiros, os resultados não são muito garantidos, devido a baixa quantidade de melanina.

Se você está cansada de sofrer com pelos encravados, ou deseja apenas por um fim as sessões de cera quente, definitivamente a depilação a laser é a melhor opção para você. Procure um dermatologista de alphaville e saiba mais a respeito!