Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591
Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591

Talvez você nunca tenha ouvido ou lido a palavra melasma, mas com certeza você já viu do que se trata. Pode parecer uma palavra complica, difícil de entender. 

Mas nesse artigo explicaremos de um jeito simples o que é, e qual o melhor clareador para tratar esse tipo de mancha na pele.

Melasma nada mais é do que o surgimento de manchas escuras na pele. Elas normalmente aparecem no rosto, mas também podem aparecer em outras áreas do corpo, geralmente áreas que são expostas ao sol, como braços e colo. Mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, também podendo aparecer nos homens. A seguir mostraremos os tipos de melasma existentes, as causas do surgimento dessas manchas, e os melhores tratamentos para cada tipo.

Tipos de melasma

• Melasma epidérmico:
Ocorre quando há um aumentado de pigmento através na epiderme (camada mais superficial da pele).

• Melasma dérmico:
caracterizado pelo aumento de melanina ao redor dos vasos superficiais e mais profundos.


• Misto:
Acontece quando se tem aumento de pigmento na epiderme e em certas áreas e na derme.

Existem ainda três tipos de padrão facial do melasma:

• Malar (maçãs do rosto),
• Centro-facial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo),
• Mandibular, na região do queixo e bochechas.

Causas do melasma
Não existe uma única causa para o surgimento do melasma. Os fatores mais comuns são, exposição excessiva ao sol, problemas hormonais e o uso de anticoncepcionais nas mulheres e predisposição genética.

Tratamentos
A primeira coisa que você deve fazer é procurar um dermatologista. Um profissional poderá diagnosticar assertivamente qual o seu tipo de melasma, e consequentemente o melhor tratamento para ele. Isso porque não existe um clareador ideal para o tratamento. É preciso descobrir (com a ajuda de um aparelho) onde a macha está localizada, derme ou epiderme, e só então escolher o melhor tratamento para ela. Os tratamentos possíveis para cada local são:

• Região epidérmica: Nessa área mais superficial o melasma pode ser retirado com peeling, laser ou mesmo clareadores caseiros.
• Região dérmica: por ser uma área mais profunda é mais difícil remover o melasma. O tratamento indicado é o laser

É preciso deixar claro que estamos entrando na época do inverno, e essa é a melhor estação do ano para tratar manchas na pele. Os tratamentos clareados, normalmente são a base de ácidos e laser, e a exposição ao sol depois de uma sessão de um desses tratamentos, pode ser catastrófica. No inverno a incidência do sol diminui muito, o que facilita para os tratamentos. Mas o uso do filtro solar continua sendo indispensável!