Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591
Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591

De um modo geral, as mulheres quando entram na menopausa, sofrem com alterações no cabelo, devido a diminuição hormonal. O cabelo da mulher na menopausa se torna mais fino e frágil, e consequentemente muito mais suscetível a queda, perda de volume e quebra dos fios.

Se você está na menopausa e procura mais informações e soluções para essas questões capilares, acompanhe nosso artigo.

queda capilar

Cabelos mais ralos

O cabelo da mulher na menopausa pode se tornar mais ralo, o nome técnico dado para essa diminuição capilar é Alopecia androgenética feminina. Ela ocorre principalmente no topo da cabeça, em outras palavras, o cabelo fica mais ralo e podem até surgir falhas visíveis.

O problema pode ter causas hormonais e genéticas, ou seja, a diminuição dos hormônios é determinada por marcadores hereditários. Portanto, se a sua mãe tem, é bem provável que você apresente o mesmo problema no futuro.

Normalmente, de cada folículo piloso – o orifício por onde o cabelo sai – saem entre dois e três fios de cabelo. Um pouco antes e durante a menopausa, a diminuição hormonal causa uma menor produção capilar, apenas um fio nascerá em cada poro.

O tratamento clinico mais utilizado para esse problema é a medicação tópica, ou seja, aplicável no couro cabeludo, que estimula o crescimento dos fios. Outra solução muito usada é o microagulhamento no couro cabeludo, que injeta pequenas quantidades de substancias que ajudaram no crescimento e fortalecimento dos fios.

Fios de cabelo mais finos

Com a chegada do amadurecimento, o cabelo da mulher na menopausa, perde massa capilar dos fios, o que além de contribuir para a perda de volume, deixa os fios mais suscetíveis a quebra. Existem fórmulas compostas por polímeros de acrilato que aumentam o diâmetro dos fios. Essa substância encorpa o fio, cria volume e dá resistência sem deixar o fio pesado.

Cabelos ressecados

O cabelo da mulher na menopausa perde a lubrificação natural do couro cabeludo e dos fios, isso é comum e faz parte do processo de envelhecimento. Para contornar esse problema uma saída é investir em produtos para a hidratação.

Porem se você quer uma solução mais eficaz tanto para a solução dos cabelos mais finos como para o ressecamento, pode conseguir com um tratamento chamado anti-aging capilar. Esse tratamento repara os fios desabilitados, com óleos naturais que atuam no brilho e na maciez dos cabelos, proporcionado um toque acetinado.

Esses são os principais sintomas causados no cabelo da mulher na menopausa, além claro, da perda de melanina, que traz os cabelos grisalhos. Existem diversos tratamentos que prometem resolver questões capilares comuns nessa fase da vida. Se você está entrando na menopausa, ou já se encontra nela, e tem notado alterações no seu cabelo, procure uma clínica estética de sua confiança e saiba mais sobre as soluções disponíveis.