Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591
Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591

Isso pode parecer novidade para algumas pessoas, mas a pele masculina não é igual a feminina. Os homens possuem uma pela mais oleosa, com mais tendência a cravos e pelos encravados. Por esse motivo, trouxemos esse artigo com algumas dicas simples de cuidados com a pele dos homens. Mas antes, é preciso explicar quais são essas diferenças.

Entenda as características da pele dos homens

A pele masculina é diferente da feminina tanto no aspecto geral como na textura. Além da pele dos homens ser mais áspera, ela tem a camada externa mais espessa. Isso se dá, por causa da presença dos pelos terminais, a barba. Que além de protegerem mais a pele contra a radiação ultravioleta, também esconde irregularidades como cicatrizes, manchas e vasos.
De um modo geral, o aspecto mais grosseiro da pele dos homens é aceitável pela sociedade, por isso, os homens se preocupavam menos com cuidados.
Mas, de uns anos para cá isso tem mudado, e eles estão cada vez mais preocupados em evitar problemas comuns do dia a dia como:
• Excesso de brilho;
• Sensibilidade ao barbear;
• Pelos encravados;
• E o surgimento de cravos.

5 Dicas para pele dos homens

Agora que já explicamos as principais características da pele dos homens, iremos mostrar quais as principais dicas de cuidado com a pele masculina.

1. Limpeza diária
Durante a noite, a pele transpira e acumula impurezas. Ao final do dia, ela acumula oleosidade, poeira, poluição e outras sujeiras do ar. Essas impurezas são a porta de entrada para a acne. Já que elas obstruem os poros, que respondem com o aparecimento de inflamações, os temíveis cravos e espinhas.
Por isso, a limpeza diária é fundamental. Lave o rosto ao menos duas vezes ao dia, com um sabonete apropriado, de pH neutro ou indicados para o seu tipo de pele. E se mesmo assim a acne permanecer na sua pele, procure um dermatologista.

2. Fazendo a barba
A barba é uma das grandes preocupações da maioria dos homens. Faze-la de maneira errada, pode causar irritações, pelos encravados e pequenos ferimentos. A dica aqui é usar cremes pré-barbas, que hidratam a pele, amolecem os pelos facilitando o barbear e previnem irritações.
Após fazer a barba, evite o uso de loções a base de álcool, essa substância pode trazer mais irritação para a pele, em vez de acamá-la. Invista em versões com componentes próprios para hidratar e acalmar a pele.

3. Evite a foliculite
A foliculite são aquelas bolinhas vermelhas, parecidas com as espinhas, que surgem após fazer a barba. Uma das maneiras de evita-la, é barbear somente no sentido em que os pelos crescem. Mas, se o problema for mais grave, uma boa saída pode ser investir na depilação a laser.

4. Hidrate a pele do rosto
Como a pele dos homens é mais oleosa, é importante que o hidratante a ser usado seja livre de óleos na formula. Os mais indicados são aqueles que contêm ureia na formulação. Para os homens que sofrem com o ressecamento excessivo, também é interessante evitar banhos muito quentes e demorados.

5. Protetor solar sempre
Essa é a única dica que serve para todos os sexos e idades. O protetor solar é um dos únicos itens obrigatórios na lista de produtos diários de qualquer pessoa, inclusive dos homens. Faça chuva ou sol. Ele deve ser usado, e reaplicado ao longo do dia, 7 dias por semana