Se existe um problema absolutamente incomodo e vergonhoso que pode atingir qualquer pessoa, independente de idade, gênero ou condição financeira, esse problema é a micose de unha.
Uma infecção provocada por fungos que atinge entre 10% da população adulta e 20% dos idosos. Nesse artigo explicaremos melhor o que é a micose de unha, como ela acontece e quais são os tratamentos disponíveis para esse mal, acompanhe.
O que é a micose de unha?
A popularmente conhecida micose de unha, também chamada como onicomicose ou tinea unguium, é uma infecção nas unhas provocada por fungos. Seus sintomas são geralmente de origem estética, uma vez que a infecção provoca o escurecimento e o espessamento da unha.
A micose de unha de um modo geral é causada por um fungo de um grupo chamado dermatófitos, que também pode causar infecções nos pelos do corpo e na pele, como a frieira por exemplo. Outro grupo de fungos que também promove o surgimento da micose de unha são as leveduras, esse grupo de fungos costuma causar a micose nas mãos, já os dermatófitos provocam micose nas unhas dos pés.
Como acontece o contagio da micose de unha?
Os fungos que provocam a micose de unha são comumente adquiridos no ambiente, principalmente em regiões mais úmidas e quentes, que são os meios mais propícios para o crescimento desses fungos.
Locais como banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas públicas, são bons exemplos de locais que frequentemente abrigam fungos. Por isso é sempre recomendando que se frequente esses locais sempre usando um chinelo ou calçado confortável.
O contato direto com o fungo não costuma ser o suficiente para se adquirir a micose de unha, normalmente é preciso que haja pequenas lesões entre a unha e a pele, para que o fungo consiga entrar nesses espaços e se alojar. Também é preciso que a unha seja exposta frequentemente a ambientes úmidos ou quentes, para que assim o fungo se multiplique com mais facilidade e a micose de unha surja.
Tratamentos para a micose de unha
A micose de unha é uma infecção de difícil tratamento, isso porque as unhas crescem em uma velocidade reduzida, e recebem pouco suprimento sanguíneo. A muito pouco tempo os tratamentos disponíveis para esse problema não eram muito eficazes, no entanto, na última década os medicamentos melhoraram substancialmente, especialmente nos casos dos antifúngicos orais, que se tornaram muito mais eficientes.
Existem algumas opções de uso tópico como sprays e esmaltes fungicidas, no entanto, estudos mostram que apenas esse tipo de medicamento, na maioria dos casos não resolve o problema sozinho. Por isso eles são sempre recomendados em combinação com um fungicida oral para o tratamento mais eficaza.
É importante dizer que uma vez que uma pessoa teve micose de unha, mesmo depois de tratada, as chances de o problema voltar a acontecer são muito maiores do que as de uma pessoa que nunca teve esse problema.
Independentemente de qual seja o tratamento escolhido, é sempre importante que ele seja feito por um médico dermatologista em alphaville, um profissional realmente qualificado e capaz de eleger o melhor medicamento para cada pessoa.