Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591

Secura vaginal é um problema que atinge muitas mulheres, e apesar de não ser dos mais graves, pode gerar grandes desconfortos e até mesmo desencadear outras doenças como infecções, por exemplo.

Se você faz parte dos 5% da população feminina que sofre com esse problema, e busca entender melhor ele e os possíveis tratamentos, acompanhe esse artigo.

O que é secura vaginal?

Esse problema ocorre quando acontece a diminuição ou ausência de umidificação natural da vagina. Essa umidade é constituída por um muco transparente que tem a função de proteger as paredes vaginais e mostrar a excitação feminina, auxiliando a manutenção da sua elasticidade e de uma textura macia.

A ausência desse muco pode gerar diversos desconfortos físicos como por exemplo, dor durante a relação sexual, que consequentemente pode levar a mulher a desenvolver problemas psicológicos que a impeçam de alcançar sua realização pessoal, problemas como:

• Stress,

• Medo,

• Culpa,

• Baixa autoestima e libido.

Causas

Existem muito motivos que podem desencadear o processo, entre os principais estão:

• Fatores emocionais: stress, cansaço e medo, seja qual for a origem, esses sentimentos podem afetar a lubrificação das paredes vaginais. Especialmente em mulheres mais maduras, já na menopausa que sofrem com o stress;

• Medicamentoso: alguns medicamentos como antidepressivos, e tratamentos de acne, anti-hipertensivos, vasoconstritores, anti-histamínicos, pílulas anticoncepcionais, entre outros;

• Menopausa: na menopausa, distúrbios hormonais e a baixa na produção de estrogênio são inevitáveis e resultam em um desequilíbrio da lubrificação vaginal;

• Problemas ginecológicos: distúrbios hormonais, déficits na produção de estrogênios e distúrbios do ovário. Infecções vaginais e excesso de higiene intima também podem ser um problema;

• Gravidez: durante os primeiros três meses de gravidez, as mulheres podem sofrer do problema. Assim como no período da amamentação;

Sintomas

Ter dor durante a relação sexual é um dos primeiros e mais comuns sintomas, que pode ser acompanhado de outros como:

• Ardor;

• Pequenas lesões, devido ao atrito sexual;

• Infecções e inflamações constantes;

• Coceira e odor forte.

Tratamento para a secura vaginal

Existem hoje disponíveis diversos tratamentos para a secura vaginal, mas se você busca um tratamento rápido e eficiente, com baixas contraindicações e efeitos colaterais, você precisa conhecer o rejuvenescimento intimo com laser fracionado.

Um tratamento rápido, geralmente realizado em sessões que duram entre 20 e 30 minutos, simples, pouco invasivo e indolor. O Rejuvenescimento intimo com laser fracionado é realizado com o auxílio de uma ponteira fálica, que emite um laser de CO2 dentro do canal vaginal.

O laser causa pequenas lesões, iniciando um processo inflamatório, que obriga o organismo a aumentar a produção de colágeno na região, afim de promover a recuperação dos tecidos. Esse aumento da produção de colágeno traz a região toda a elasticidade e umidade normal da área. Além de promover uma maior tensão nos músculos vaginais e estimular a hidratação de toda a região. Pondo assim um fim definitivo na secura vaginal.

Portanto, se você tem sofrido com esse problema, procure um médico ginecologista ou dermatologista de sua confiança e acabe com esse problema agora mesmo.