Dra. Karina Nunes – Diretor Técnico / CRM 127.072 • Médica Dermatologista RQE 174591

Certamente você já viu alguém que possuía uma ou mais manchas brancas no corpo, como se a cor da sua pele estivesse sendo apagada aos poucos, e de fato é exatamente isso que está acontecendo. Essa condição é causada por uma doença chamada vitiligo, que, apesar de não contar com sintomas físicos graves, promove problemas sérios de autoestima e qualidade de vida nos pacientes.

Se você quer saber mais sobre o vitiligo e conhecer as suas causas e tratamentos possíveis na Innove clínica, acompanhe esse artigo.

vitiligo

O que é o vitiligo? Quais são suas causas?

O vitiligo é uma doença da pele que promove a despigmentação, surgimento de manchas brancas, em áreas localizadas ou generalizadas do corpo. Essas manchas aparecem devido à ausência de melanócitos, células responsáveis pela criação de melanina, substancia responsável pela coloração da nossa pele.

Ainda não existem causas bem definidas para o surgimento do vitiligo, o que se sabe apenas é que ele pode estar associado a problemas autoimunes, e traumas e alterações emocionais capazes de desencadear ou agravar esse problema. Além de se tratar de uma doença autoimune, onde o próprio sistema imunológico do paciente ataca os melanócitos, o vitiligo também pode ser hereditário, ou ter ligação a situações externas como exposição excessiva ao sol e a produtos químicos ou excesso de estresse.

Ele pode afetar qualquer tipo de pele, mas de uma maneira geral é muito mais visível em tons de pele mais escuros, e por se tratar de um problema causado por uma deficiência orgânica, o vitiligo não é contagioso.

Tipos de vitiligo existentes

Existem dois tipos de vitiligo classificados atualmente, o unilateral ou generalizado, que acontece em apenas uma parte do corpo e normalmente acomete pacientes mais jovens, despigmentando inclusive pelos e cabelos.

E o bilateral ou localizado, que é o tipo mais comum de vitiligo e costuma promover manchas simétricas nos dois lados do corpo como, por exemplo, nos dois pés ou nas duas mãos.

Sintomas e tratamentos do vitiligo

Em alguns casos de vitiligo, os pacientes relatam dizem possuir uma maior sensibilidade na área afetada pela doença, mas no geral, ele não manifesta nenhum sintoma além do branqueamento da área.

A grande preocupação em torno do vitiligo realmente são os danos emocionais causados ao paciente, e por isso é sempre recomendado que exista um tratamento psicológico para essas pessoas.

O principal e mais visível sintoma é a despigmentação da pele que além de acontecer em áreas mais expostas ao sol, pode promover também em:

• Despigmentação de pelos como sobrancelhas, cílios e barba, além do cabelo;

• Manchas brancas no tecido que reveste a parte interna do nariz e boca;

• Perda de cor na parte interna do globo ocular, a retina;

• Surgimento de manchas ao redor do umbigo, axila e órgãos genitais e ânus;

O tratamento é individualizado e varia muito de um paciente para o outro, é preciso que a pessoa procure um médico dermatologista de sua confiança para que depois da realização de todos os exames necessários, possa ser definido o melhor tratamento para seu caso específico.

Alguns dos tratamentos possíveis para o vitiligo disponíveis na Innove Clinic são:

• Medicamentosos: com a utilização de remédios orais e tópicos como pomadas;

• Procedimentos estéticos: como micropigmentação;

• Terapêuticos: com o uso de corticosteróides, imunomoduladores

• Fototerapia